sexta-feira, 18 de maio de 2018

Deficiência mental leve: o que é e principais características

Resultado de imagem para persona con retraso mental

A deficiência mental leve ou deficiência intelectual leve é caracterizada por limitações discretas relacionada à aprendizagem e capacidade de comunicação, por exemplo, que demoram a ser desenvolvidas. Esse grau de deficiência intelectual pode ser identificado por meio de teste de inteligência, cujo quociente intelectual (QI) é entre 52 e 68.

Esse tipo de deficiência intelectual é mais frequente no sexo masculino e normalmente é percebido logo na infância a partir da observação do comportamento e dificuldade de aprendizagem e interação ou presença de comportamento impulsivo, por exemplo. O diagnóstico pode ser feito por um psicólogo ou psiquiatra não só por meio da realização de testes de inteligência, mas também pela avaliação do comportamento e pensamento da criança durante as consultas e relato dos pais ou responsáveis.

Apesar da capacidade intelectual limitada, as crianças com deficiência mental leve podem beneficiar-se com a educação e psicoterapia, já que suas habilidades são estimuladas.

Principais características

As pessoas com deficiência intelectual leve não apresentam alterações físicas evidentes, mas podem apresentar algumas características, como por exemplo:

  • Falta de maturidade;
  • Pouca capacidade de interação social;
  • Linha de pensamento muito específica;
  • Apresentam dificuldade de adaptação;
  • Falta de prevenção e credulidade excessiva;
  • Possuem capacidade de cometer crimes impulsivos;
  • Comprometimento da capacidade de julgamento.
Além disso, as pessoas com deficiência mental leve podem apresentam episódios epiléticos e, por isso, devem ser acompanhadas por um psicólogo ou psiquiatra. As características do deficiência mental leve são variáveis entre as pessoas, podendo haver variação relacionada ao grau de comprometimento do comportamento.

Fonte: Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário