sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Supermercados criam “hora quieta” para diminuir transtorno de autistas e suas famílias

Os estabelecimentos diminuem a música ambiente, a intensidade da luz e estimulam os outros clientes a darem uma maneirada no barulho.


autistas

Muito barulho e luzes fortes incomodam bastante pessoas autistas. Não só quem possui essa condição, mas seus familiares também.

Lojas, shoppings, restaurantes, enfim, lugares que ostentam luzes em todos os cantos, somado ao burburinho das conversas e vai-e-vem dos clientes, muitas vezes, impedem pessoas autistas de saírem de casa, diminuindo significativamente suas opções de lazer e a integração social.

Atenta a essa questão, a rede de supermercados australiana Coles criou a Hora Quieta (“Quiet Hour”).

Os estabelecimentos diminuem a música ambiente, a intensidade da luz e estimulam os outros clientes a darem uma maneirada no barulho. A Hora Quieta é efeito de uma pesquisa que comprovou que a experiência de autistas nesse tipo de loja é bem mais agradável do que nas lojas convencionais.

Por enquanto, apenas duas lojas da rede realiza a Hora Quieta, na cidade de Melbourne. A iniciativa tem feito sucesso nas redes sociais e já existe um movimento de familiares de autistas para que ela seja estendida a todos os supermercados Coles.


Fotos: Divulgação
Matéria extraída do Razões para Acreditar

Nenhum comentário:

Postar um comentário